A Sétima Arte e os Irmãos Lumière
O que é a Arte?
- A arte é uma forma indirecta de transmissão de emoções.
As primeiras artes foram: a música, a dança, o desenho/pintura, a escultura, o teatro, a literatura e o cinema. Destacando o cinema, podemos dizer que este engloba todas as outras artes no seu geral. O cinema nasceu da vontade de reproduzir a imagem em movimento e, dessa forma, representar o mundo que nos rodeia num espaço e num certo tempo.
Auguste Lumière (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948) nasceram em França, eram filhos de Antoine Lumière, sendo este fotógrafo, proprietário de uma indústria de filmes e fabricante de papéis fotográficos. Depois de frequentarem a escola técnica, os irmãos Lumière realizaram estudos sobre os processos fotográficos, chegando assim até ao cinematógrafo.
Louis, irmão mais novo, foi o primeiro cineasta realizador; sendo também já o seu irmão mais velho, Auguste, também tendo participado nas primeiras descobertas.
Os irmãos Lumière, Louis e Auguste, fizeram o registo do Cinematógrafo ser notável, visto que este aparelho possibilitou a projecção de imagens em tela a um amplo público e ainda abriram portas ao mundo desta arte.
O primeiro filme apresentado pelos irmãos foi “Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière” na qual simplesmente se observava a saída dos trabalhadores da mesma fábrica.
Apesar de já se terem feito algumas experiências, os filmes dos Lumière não tinham som, pois este só chegara ao cinema em 1927. Também com as imagens tinham o mesmo efeito, eram a preto e branco pois também surgira a cores só em 1935.
Nos seus primeiros filmes, os figurantes eram, na sua maioria, familiares e amigos da família Lumière. Para não existirem erros, os irmãos pediam aos figurantes para que ignorassem a câmara, de forma a tornar assim as situações mais naturais ou reais.
O primeiro efeito especial dos irmãos Lumière surge acidentalmente. Ao filmarem um dos seus variados filmes, moveram por engano a fita para trás, reconstruindo a parede em filme. Isto fez com que houvesse uma maior visibilidade perante o público, pois o objectivo deles era subscrever a “vida real e quotidiana” que os circundava.
No total, os irmãos Lumière criaram cerca de 1425 actualidades.
Apenas no inicio do século XX se começou a utilizar estruturas narrativas e recursos expressivos nos trabalhos de ficção. Nos documentários dos Lumière, o cinema é o “reflexo” da realidade. Os filmes/documentários destes, eram sempre filmados com câmara fixa e com utilização do enquadramento centrado, surgindo assim o equilíbrio visual através da sua tendência naturalista. Nesta altura, a direcção, o peso e o volume dos objectos ainda iam contra ao nosso sentido de leitura actualmente, sendo por vezes incorrecto. A composição não era limitada pelo enquadramento pois este era aberto (os figurantes entravam e saiam da cena); as personagens muitas vezes surgiam “cortadas” e “fora de campo”, isto fazia com que ficasse marcado pelo olhar dos dos figurantes, revelando-se para além do espaço da cena.
Existiam três planos: o Plano Geral, Plano Médio e o Grande Primeiro Plano.
No Plano Geral, os figurantes apareciam de corpo inteiro, numa distância fixa inseridos no cenário, o objectivo era realçar este facto; este tipo de plano descreve o ambiente onde decorre a acção. Na sua maioria, era utilizado o Plano Médio na qual mostrava o figurante mais próximo, de corpo inteiro e apenas com alguns pormenores do cenário, subordinando assim mais à presença humana. Por fim, o Grande Primeiro Plano tinha como objectivo principal captar de muito perto o esforço dos figurantes.
Em relação à luz, as filmagens eram sempre no exterior, durante o dia. Eram poucas as vezes as filmagens no interior, somente se necessário.
Os filmes dos irmãos Lumière revelaram desde sempre um grande nível artístico. A sua tendência naturalista e realista ficou no interesse puramente nos conhecimentos científicos destes. Apesar dos filmes serem de curta duração, a preto e branco, sem som, filmados de câmara fixa e também caracterizados pela falta de efeitos especiais, chamando-se assim de filmes experimentais, é importante realçar que foi esta família a dar a conhecer o verdadeiro mundo do cinema e a sua história.
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